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Extensão Varginha

Campus Varginha

CEFET-MG

Relação com Ensino e Pesquisa

Última modificação: Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Nesta página, enfatizamos a importância da ação extensionista, mas lembramos que a educação engloba três pilares fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Em 1988, a Constituição Federal consolidou a integração desses pilares, promovendo uma educação que aplica o conhecimento à realidade social. A prática da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é essencial para a formação integral dos alunos, estimulando um aprendizado crítico e conectado às demandas sociais. Ao participarem de projetos, os alunos aplicam o conhecimento teórico de forma prática, gerando impacto social e desenvolvendo habilidades além da sala de aula.

A partir de 2008, com a Lei nº 11.892, os Institutos Federais e CEFETs também passaram a seguir esse princípio, reforçando o compromisso de formar cidadãos críticos e engajados com as transformações sociais.

VAMOS REFLETIR?

Quais desafios encontramos ao tentar integrar ensino, pesquisa e extensão, e como podemos superá-los?

Aprofundando o conhecimento:

Artigo: Revistas acadêmicas de extensão universitária no Brasil Autor: Geraldo Ceni Coelho Ano: 2014

Relação de Revistas da área de extensão.

Referências:

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em:12 mai. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 107, de 02 de julho de 2020. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 mai. 2022.