Trâmites de uma ação
Última modificação: Terça-feira, 29 de outubro de 2024
TRÂMITES DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO
O objetivo aqui é apresentar, de forma sucinta, a sequência operacional de uma ação de extensão dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, desde seu cadastro até a elaboração do relatório final.
Para fins ilustrativos, será utilizado um vídeo produzido pela própria DEDC, no qual é apresentada a submissão de uma proposta de projeto e de um curso de extensão, propostos a partir de um edital. Para cada procedimento, é destacado o momento em que é apresentado no vídeo.
Dica: No início do vídeo(08min.), é explicado de forma rápida como acessar o módulo de treinamento do SIGAA e alguns menus importantes do módulo extensão.
ETAPA 1: SUBMISSÃO DA PROPOSTA
Em que consiste: Cadastro da proposta de ação de extensão no Módulo Extensão do SIGAA.
Executor: Coordenador da ação de extensão.
Como proceder: Para facilitar o cadastro da ação de extensão, é recomendável que o Coordenador tenha em mãos toda a proposta em formato word e demais arquivos referentes à ação.
Vídeo *:
- Como submeter uma proposta de projeto – 12min;
- Como submeter uma proposta de curso – 28min;
ETAPA 2: ANÁLISE DA PROPOSTA
Em que consiste: Aprovação ou reprovação da proposta de ação de extensão.
Executor: Chefia do Coordenador da ação de extensão e comissão instituída para avaliação da proposta e DEDC.
Como proceder: A Chefia do Coordenador da ação de extensão institui, por meio de portaria, uma comissão para avaliação da proposta. O Presidente da Comissão elabora o parecer sobre a ação de extensão proposta. Posteriormente, a Chefia do Coordenador deve aprovar ou não, com base no parecer da comissão, o mérito da ação de extensão. Por fim, a DEDC deve deferir ou não a execução da ação, como 2ª estância.
Vídeo *:
- Como elaborar parecer da Comissão – 33min;
- Como elaborar o mérito da ação de extensão- 37min;
ETAPA 3: EXECUÇÃO
Em que consiste: Desenvolvimento propriamente dito da ação de extensão.
Executor: Coordenador da ação de extensão, discentes e participantes.
Como proceder: Nesta etapa, os discentes interessados em participar da ação de extensão devem manifestar interesse via sistema.
O Coordenador deve cadastrar o plano de trabalho dos discentes que farão parte da equipe de trabalho. O coordenador pode gerenciar a inscrição dos participantes de duas formas: inscrevendo cada um manualmente ou configurando o sistema para que cada participante possa fazer sua inscrição. Nesta última forma, é necessário também que o coordenador aprove a participação dos inscritos.
Vídeo *:
- Como o discente manifesta seu interesse na ação de extensão – 53min;
- Cadastro do plano de trabalho de discente – 1h04min;
- Inscrição manual de cada participante – 1h15min;
- Gerenciamento das inscrições – 1h24min;
- Como executar a inscrição – 1h28min;
- Como aprovar participação dos inscritos – 1h32min.
ETAPA 4: ENCERRAMENTO
Em que consiste: Atividades que encerram a ação de extensão.
Executor: Coordenador da ação de extensão, Chefia do coordenador, discentes e DEDC.
Como proceder: Cada discente deve elaborar e cadastrar seu relatório de atividades. Posteriormente, o coordenador da ação de extensão deve avaliar o relatório de atividades discentes e elaborar o relatório final da ação de extensão. Os últimos passos envolvem a aprovação do relatório final da ação de extensão pela Chefia do coordenador e pela DEDC.
Vídeo *:
- Como cadastrar o relatório de atividades discentes – 1h36;
- Como avaliar relatório final do discente – 1h39;
- Como elaborar relatório final da ação de extensão – 1h42;
- Como aprovar o relatório final da ação de extensão – 1h48
*Vídeo: Apresentado pelo Prof. Ulisses Cotta Cavalca, Diretor Adjunto de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG, no ano de 2022.
Referência:
CEFET-MG. Aula 7 – Curso: Introdução à Extensão. Belo Horizonte: CEFET-MG, jun. 2022, (2h04min). Disponível em: https://eduplay.rnp.br/portal/video/168071. Acesso em: 02 maio 24.