Extensão e sua relação com a Comunidade
Última modificação: Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
As concepções pelas quais passou a prática extensionista, de uma forma ou de outra, sempre buscaram uma relação com a sociedade. No entanto, muitas vezes essa relação assumiu características assistencialistas e hierarquizadas, constrastando com a abordagem atual, que prioriza a interação dialógica.
Na abordagem assistencialista, considerada uma relação de via única, a universidade transmite conhecimentos acadêmicos para a comunidade de forma unilateral. Nesse modelo, os receptores do conhecimento não têm responsabilidade ativa no processo educativo, o que impede uma análise crítica sobre as atividades. O conhecimento acadêmico é imposto à comunidade e, por vezes, transmitido de maneira mecânica, muitas vezes sem a consciência da equipe que trabalha na ação de extensão.
Esse modelo pode até mesmo assumir o formato de uma invasão cultural, onde a equipe, partindo de seu próprio contexto histórico-cultural e visão de mundo, invade o espaço histórico-cultural da comunidade, impondo-lhes seu sistema de valores. Essa prática caracteriza uma ação antidialógica. e reforça a posição de poder de quem invade.

Hoje, busca-se uma relação de mão dupla. Essa nova perspectiva se baseia no diálogo — uma relação igualitária e humanizada entre os sujeitos. Nesse contexto, acadêmicos e comunidade, unindo saberes acadêmicos e populares, trabalham juntos para construir e reconstruir o conhecimento, apropriando-se dele como ferramenta de transformação da realidade.

Assim como na relação educador-educando, é essencial que a relação com a comunidade seja horizontalizada. Esse formato permite um diálogo constante e genuíno, estimulando a participação ativa, a criticidade, a curiosidade e a autonomia da comunidade.
VAMOS REFLETIR?
Como garantimos que as vozes e os conhecimentos da comunidade sejam valorizados e integrados ao processo educativo? Estamos, de fato, dialogando e aprendendo com eles? |
Aprofundando o conhecimento:
Livro: Educação como prática da Liberdade Autor: Paulo Freire Ano: 2023
Referências:
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 25. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2022a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2022b.